Quer correr sua primeira Maratona? Saiba se é a hora certa

Quer correr sua primeira Maratona? Saiba se é a hora certa

A prova de 42k é o sonho de muitos corredores, mas para isso é preciso preparo e tempo

Correr longas distâncias costuma ser meta de alguns atletas, mas é preciso cuidado, atenção e muito treino. Apressar o corpo pode gerar lesões e resultados não tão efetivos, sendo assim é preciso preparação e, principalmente, orientação de um profissional que vai saber periodizar e colocar o corredor em sua melhor forma.

O treinador e colunista do Webrun, Nelson Evêncio, explica que normalmente o ideal é começar depois de pelo menos dois a três anos de treino e um bom histórico de provas menores. “A pressa é inimiga da perfeição, o pessoal vai muito no embalo e não dá tempo de se aperfeiçoar. Existem corredores que têm mais facilidade e são adaptáveis para longa distância, mas o período é longo”.

É preciso ver se a saúde do atleta está em ordem, buscar um profissional especializado e ter pelo menos uns cinco dias disponíveis na semana para treinar e não descuidar dos longões. “Ter um nutricionista para chegar nessa etapa ajuda muito, pois assim os treinos renderão e a recuperação será melhor”, explica o treinador.

Foto: Monkey Business/Fotolia

Foto: Monkey Business/Fotolia

“Cada vez mais gente quer fazer maratona sem ter o mínimo de preparo. É basicamente como alguém entrar na faculdade e já querer dar aula no mestrado. Como tudo na vida a pessoa tem que passar por processos obrigatórios e indispensáveis antes”.

Texto: Portal Webrun

Deixe um comentário