Como emagrecer aos 40 anos

Como emagrecer aos 40 anos

No ano de 2018 completo 40 anos e nunca imaginei que chegaria a essa idade tão fora de forma. Durante toda a minha infância, meus pais me incentivaram muito a praticar esportes. Por muitos anos, a natação foi o meu esporte favorito. Mas, com o tempo, as exigências da vida adulta me afastaram das piscinas e nunca mais consegui achar um esporte para chamar de meu.

Vale mencionar que tenho um histórico grande de luta contra a balança. Desde a infância engordei e emagreci tantas vezes que até perdi a conta.  Porém, depois dos 35 anos tudo mudou e muito. Nos últimos 10 anos, perdi completamente o controle sobre o meu peso. Parte pelo estresse de um emprego ruim, parte por preguiça de continuar na vida de controle de calorias e parte por conta de um problema hormonal que ainda não consegui solucionar. O fato é que, engordei quase 25Kg em cerca de 5 anos – dureza de admitir esses números.

Eu sei que a idade tem um peso grande nas questões metabólicas e como ao longo da vida tive vários episódios do famigerado efeito sanfona sei de cor a quantidade de exercícios e calorias que preciso para obter resultados. Porém, nos últimos anos a preguiça tomou conta de todo o meu ser e resolvi liberar geral e quilo por quilo foi alargando as roupas e me sentindo “confortável” como as minhas novas formas. Desde que não tivesse que tirar fotos, ou se tirasse, que não tivesse que olhar para elas.

Então, com a autoestima lá no chão, escrevo esse texto para encontrar em algum lugar a motivação necessária para voltar a ter um peso normal para a minha estrutura física. Sei que não vou mais ser tão magra quando eu era no início da idade adulta, mas eu o objetivo é encontrar um peso que seja saudável e agradável a minha autoestima.

A ideia inicial é usar a corrida de rua como vetor desse processo. Aí você deve estar se perguntando o porquê dessa decisão. Tenho pelo menos três bons motivos. O primeiro deles é que a corrida é um esporte democrático e acessível. O segundo motivo é que eu sempre fui aquela pessoa que torcia o nariz quando via uma pessoa suada trotando nos parques e ruas da vida e terceiro é que tenho um grande incentivador em casa e no trabalho. Enfim, meu objetivo inicial é bem simples. Quero finalizar uma prova de 5K correndo antes de completar 40 anos, ou seja, tenho até agosto de 2018 para concluir meu desafio.

 

Vanina Machado é jornalista, diretora da Comando Comunicação e assessora de imprensa da Global Vita Sports.

 

 

3 comentários sobre “Como emagrecer aos 40 anos

  1. Vanina, sempre pratiquei esportes, futebol (de final de semana), natação e corrida de rua. Mas nos últimos dois anos, me apaixonei pela corrida. Comecei co excesso de peso, com intuito de emagrecer, corrida nas ruas sem rumo sem instrução, muito menos pelo tempo e velocidade. Sempre na minha, nunca tive alguém correndo junto sempre sozinho. Mas quando conheci no ano passado um projeto da marca 361, aí comecei a levar mais a sério e se tornou uma paixão, um vício, mas um vício bom! Tudo que eu faço é pensar em que impacta em meu desempenho. Voltando aos treinos em grupo, muitas pessoas, histórias diferentes, dificudades, superações, a gente aprende muito um com o outro, se ajuda de alguma forma. Caso queira conhecer nosso grupo (há grupos para iniciantes (quem está começando mesmo); intermediários (quem já pratica exercícios sem frequencia, está retornando de lesão, etc.) e avançados (quem já pratica e quer melhorar a técnica) com professores formados e tudo de graça!), fica o convite: sábado, as 8:00hs na loja procorrer da Augusto Stresser. Sucesso, e nos vemos por aí, nas ruas, nos parques ou nas corridas!

Deixe um comentário