8 temperos que ajudam a diminuir o sal nas refeições

8 temperos que ajudam a diminuir o sal nas refeições

Consumo excessivo de sal está ligado à pressão alta, fator de risco para as doenças cardíacas. Saiba como é possível evitar o produto.

Foto: Depositphotos

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No Setembro Vermelho, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza a campanha Siga seu Coração – O movimento não pode parar. Em sua quarta edição, ela pretende alertar a população para o fato de que as enfermidades do coração são silenciosas e que é fundamental ter conhecimento de suas causas e sintomas para mantê-las sob controle. Outro objetivo da campanha é mostrar que o coração não para do nada, uma vez que as cardiopatias são doenças crônicas e podem ser evitadas com a adesão ao tratamento.

Uma das formas de prevenir esses problemas é adotar hábitos mais saudáveis, fazendo pequenas mudanças no dia a dia e principalmente na alimentação. Muitos alimentos ultraprocessados, contém alta quantidade de sódio como embutidos, enlatados, biscoitos salgados, maionese, alimentos em conserva, sopas e temperos prontos.

Um dos maiores vilões do coração é justamente o sal de cozinha, alimento riquíssimo em sódio, “Devemos consumir no máximo 5g de sal por dia, o equivalente a 5 colheres de café rasas”, Mirtes Stancanelli, nutricionista e diretora do Grupo Minian e membro do comitê cintífico do LAL.

Segundo ela, existem alguns substitutos do sal que podem trazer muitos benefícios para a saúde. “Temperos como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, limão, louro podem ser excelentes ideias”, diz ela. Abaixo, Mirtes explica como eles podem ajudar a reduzir o consumo de sal:

Sal Verde

Esta é a novidade que chegou recentemente à mesa dos amantes da alimentação saudável. Trata-se de um sal iodado, temperado com ervas e especiarias, 100% natural e com grande aporte de nutrientes. “O sal verde possui teor de sódio reduzido, e por isso traz praticidade no controle deste mineral”, afirma Mirtes. Por estimular maior ativação das papilas gustativas, realça o sabor dos alimentos sem prejudicar a saúde.

Alho

Além de combinar com praticamente todas as comidas, é um anti-inflamatório natural. Na gripe, ajuda a eliminar secreções respiratórias e induz a sudorese, diminuindo a febre.  Ajuda a prevenir a arteroesclerose e abaixar a pressão arterial. Ajuda a remover a gordura da alimentação fazendo com que o organismo não a absorva completamente. Pode ser utilizado na forma de óleo, que tem recomendação de 60-100mg/dia, ou bulbo seco, 2 a 4g, 3 vezes ao dia.

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Cebola

Limpa secreções respiratórias, melhora dores articulares, é antidepressiva, antioxidante e anti-inflamatória. Cuidado com a cebola crua em excesso, pois podem “agredir” o estômago. Caso haja sensibilidade, use-a na forma de caldos.

Limão

Tem propriedade anti-infecciosa, pode ser utilizado tanto na forma de sucos como na forma de chás. Utilizado para infecção urinária, pois cria um meio impróprio para a sobrevivência da bactéria no trato urinário. Cai muito bem para temperar saladas e peixes.

Tomilho

Antisséptico, ajuda na prevenção de problemas respiratórios, reduz o colesterol e  protege contra o envelhecimento das células. Utilize nos temperos, principalmente em alimentos consumidos crus como a salada e nas carnes como frango e carne vermelha

Manjericão

Antiviral, auxilia no tratamento de cataratas e diabetes. Acelera a cicatrização da pele e protege contra desconfortos intestinais. As folhas frescas podem ser consumidas com peixes ou rizotos, as folhas secas ou em pó para temperar várias preparações e alimentos

Salsa

Utilizada para problemas de circulação e retenção de líquidos, celulite, anemia e esgotamento físico. Beneficia a digestão e tireoide. Pode ser utilizado in natura, em forma de pastas ou em chás. Consumir 3 folhas de salsa antes das principais refeições ajuda a retirar as toxinas do organismo. Na forma de pasta, pode-se fazer um patê de salsa utilizando um maço e água suficiente para bater no liquidificador e ficar na consistência adequada. Tempere com azeite e passe em pães e torradas.

Alho Poró

Um vegetal com alto teor de fibras e inúmeras vitaminas e minerais, contribui para o bom funcionamento do intestino, previne câimbras,  fortalece os músculos e estimula a calcificação óssea. Previne o envelhecimento, melhora o sistema cardiovascular e estimula o sistema de defesa. Na culinária, por ter um sabor suave em relação a salsa, cebola e cebolinha, cai bem em quase todas as preparações culinárias.

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