3 receitas saborosas para acabar com o inchaço

Segundo Polesso, uma das coisas que mais contribui com a retenção é o excesso de carboidratos, principalmente os refinados e de rápida absorção. “Doces, bebidas adoçadas, bolos, pães, massas, cerveja, tubérculos, entre outros, tendem a causar a retenção de água pelo corpo”. O especialista também lembra que, para algumas pessoas, laticínios, feijões e vegetais crucíferos – como brócolis, espinafre, couve – tendem a contribuir para a sensação de ficar inchado.

Pensando nisso, o especialista ensina três receitas que ajudam na eliminação da água retida. “Também recomendo fazê-las durante o feriado, justamente para evitar que esse inchaço aconteça”, explica.

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Sopa Thai- apesar de se chamar “sopa” é uma refeição completa, feita à base de frango em cubos e curry. “Este prato não inclui ingredientes que tipicamente retém água, e assim ajuda a eliminar a água retida no corpo”.

Ingredientes

– 1 lata de leite de coco integral (aproximadamente 250ml)

– 3 a 4 colheres de chá de pasta de curry verde (ou curry em pó)

– 300g a 400g de peito de frango em cubos

– 1 pepino cortado

– Legumes da preferência (sugestões: cenoura, couve-de-folhas, ervilhas, espinafre)

– Sal e pimenta

– Orégano ou manjericão a gosto

Modo De Preparo

Em uma panela, despeje o leite de coco e aqueça em fogo médio-alto. Dilua a pasta de curry ou o curry em pó no leite de coco. Quando o leite estiver começando a ferver, adicione o frango em cubos e a cenoura fatiada. Quando o frango estiver cozido, baixe o fogo e adicione o resto dos legumes cortados, e em seguida todos os temperos a sua escolha. Mexa e retire do fogo, sempre com cuidado para não cozinhar demais os legumes.

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Tortillas mexicanas com carne – é um prato saboroso, diferente e ideal para feriados, que ajuda a manter os níveis de insulina sob controle, e baixo em carboidratos. “Aproveite a receita mexicana e faça guacamole de acompanhamento, que é feito essencialmente de abacate, uma fruta baixa em carboidratos e com gorduras saudáveis”, destaca.

Ingredientes das tortilhas

– 60 ml de água

– 2 ovos inteiros

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva

– 1 colher de chá de suco de limão

– 2 colheres de chá de farinha de coco

– 1/4 colher de chá de fermento

– 1/2 colher de chá de cominho

– 1/4 colher de chá de chili em pó (ou outra pimenta de preferência)

Modo de preparo das tortilhas

Misture a água, ovos, azeite de oliva e suco de limão em uma vasilha. Em outro recipiente, misture a farinha de coco, fermento, cominho e chili. Acrescente a primeira mistura aos poucos, mexendo bem. Em seguida, monte as tortilhas. Aqueça frigideira em fogo médio-alto com um pouco de azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco, coloque um pouco da mistura até que a tortilha fique do tamanho desejado. Deixe fritar por 1 minuto, então coloque uma tampa e cozinhe por mais um minuto, repetindo o tempo com a outra face da tortilha. Evite deixa-la muito fina ou muito

Recheio

– 450g de carne moída

– 1 colher de sopa de chili em pó (ou outra pimenta)

– 1 colher de chá de cominho

– 1/4 colher de chá de cebola em pó (ou um pouquinho de cebola picada)

– 1/4 colher de chá de alho em pó (ou meio dente de alho picado)

– 1/2 colher de chá de orégano

– 1/2 colher de chá de páprica

– Sal e pimenta a gosto

Tempere a carne com todos os outros ingredientes, misturando bem. Coloque a mistura na frigideira até ficar no ponto de sua preferência.

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Wok especial para desinchar – mais do que uma receita, é um modo de cozinhar, já que permite variar os ingredientes seguindo uma fórmula prática e simples. “Ele pode ser feito com molho de soja, mas como o nosso objetivo é desinchar, este ingrediente pode ser deixado para outro momento”, explica.

Ingredientes

– 500g de peito de frango em cubos (ou bife de carne vermelha em tiras, pedaços de peixe, camarões, frutos do mar no geral, ovos de codorna)

– Mix de legumes frescos e cortados da sua escolha (sugestões: ervilhas, espinafre, aspargos, cenouras, quiabo)

– 1 cebola picada

– 1 dente de alho picado

– 1 colher de chá de gengibre picado

– 2 colheres de chá de óleo de coco (ou azeite de oliva)

– Sal e pimenta a gosto

– Temperos adicionais sugeridos: curry, páprica, açafrão, canela, pimenta caiena.

Modo de preparo

Separe os cubos de frango ou a escolha de proteína, e tempere com sal, pimenta, alho picado e o gengibre. Aqueça uma frigideira em fogo médio com sua escolha de gordura saudável (azeite, óleo de coco ou manteiga). Adicione a cebola cortada e deixe fritar rapidamente. Acrescente a proteína na frigideira até ficar mal passada, e só então adicione os legumes. Se necessário, adicione mais manteiga, azeite ou óleo de coco. Misture um pouco e comece a adicionar o restante dos temperos. Retire tudo do fogo assim que a opção de carne estiver do seu gosto. O ideal é que os legumes fiquem ainda com uma cor viva e crocantes.

Deixe um comentário